Na área do design, quando o assunto é a distinta tonalidade de cor, é muito comum a utilização de termos como CMYK, RGB, Pantone, bem como a utilização de termos comuns na área, tais como cromia, retícula e roseta.

Mas afinal, o que significam esses termos?

O termo CMYK é uma referência a um sistema de cores. As letras correspondem as iniciais C (ciano), M (magenta), Y (yellow, que em português significa “amarelo” e, por fim, o K, que denota o final do termo em inglês “black”, que significa preto.

O sistema CMYK é utilizado para efetuar a impressão em cores com tinta, possuindo a capacidade de reproduzir todas as principais gamas de cores existentes. É o sistema ideal para a impressão.

Além do sistema CMYK há também o sistema RGB, que são as iniciais em inglês para as cores vermelho, verde e azul. O sistema RGB é adequado para a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos. Nesse caso ele é útil para aparelhos tecnológicos, tais como monitores de TV e computador, retroprojetores, scanners e, inclusive, câmeras digitais. Até mesmo na fotografia analógica o sistema RGB é adequado.

A base do sistema RGB é o triângulo de cores de proposto pelo físico e matemático Maxwell.

O sistema Pantone, por sua vez, é muito utilizado na indústria gráfica, bem como na indústria têxtil e outros segmentos industriais. Esse sistema de cores foi padronizado pela empresa norte-americana que leva o mesmo nome, fundada na década de 60.

Já a cromia é a técnica de impressão que obtém cores por meio da sobreposição de quatro tintas de cores que básicas, tais como o ciano, o magenta, o amarelo e o preto, que são as cores que compreendem o sistema CMYK.

Além dos já citados sistemas de cores e também da cromia, outro termo muito utilizado na área gráfica é a retícula.

A retícula corresponde aos pontos demasiadamente pequenos que, unidos, possuem a capacidade de formar uma cor ou imagem. Essa junção de pontos diminutos é muito utilizada no sistema offset com o intuito de formar efeitos de degradês e sombreamento.

Outro termo bastante usado é a roseta, especialmente na impressão offset. Roseta compreende a uma sobreposição de pontos. As rosetas podem ser de centro claro ou escuro.