Todo bom projeto surge a partir de uma boa ideia, não é mesmo? O Briefing é, justamente, o conjunto dessas ideias, que você vai apresentar para orientar a equipe de designers em relação ao que você deseja com o projeto. Nele, devem estar dados, informações e sugestões redigidas para a compreensão e avaliação dos profissionais envolvidos no projeto.

Se você deseja, por exemplo, um serviço como a criação de logotipo para o seu negócio, é preciso que você elabore um Briefing para que o designer saiba mais sobre a sua empresa. Nesse tipo de Briefing, é preciso colocar informações como: público alvo, segmento, breve histórico, pretensão, exemplos e especificações.

Gráfica Riomega

•O que é Briefing?

Embora muitas pessoas fiquem confusas por causa do nome estrangeiro, o Briefing é, basicamente, um “resumo” daquilo que você pretende com o seu projeto. Ou seja, é a forma de você explicar aos designers da gráfica como você quer e o que pretende com o logotipo, cartão de visitas, banner ou layout, entre outros tipos de projetos.

Não há um modelo único de Briefing e, portanto, cada empresa deve avaliar qual é o melhor para o seu tipo de projeto. No entanto, há alguns elementos que são indispensáveis nesse “resumo”, como: o histórico do seu negócio, objetivos, público alvo, plano de ação, orçamentos, prazos e o problema de Marketing (ex: “aumentar as vendas” ou “conquistar novos clientes”).

• Como fazer um Briefing?

Como podemos ver no tópico anterior, não há um modelo único de Briefing. O importante é que você faça uma declaração com as principais informações e explique de forma clara à equipe da gráfica quais são as características (cores, tamanhos, tipo de papel e etc.) que você deseja no projeto.

Você pode fazer um Briefing Preliminar, um Briefing Complementar ou simplesmente um Briefing no qual reúne todas as ideias acerca do projeto.

Veja abaixo as principais informações que você deve colocar em cada tipo de Briefing:

Briefing Preliminar

– Apresentação da empresa
– Antecedentes
– Público
– Objetivos
– Valor de marca
– Cronograma

Briefing Complementar

– Equipe de projeto
– Pontos críticos
– Informações complementares
– Mercado
– Produção
– Produto final

Acesse o site da Riomega conheça mais sobre produção gráfica!